sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ágape.

Abaixo temos um vídeo que nos mostra algumas descrições sobre "O que é o amor", dadas por crianças entre quatro e oito anos.




Ao observar as declarações dadas pelas crianças percebemos a pureza presente na maneira como elas descrevem o amor. Jesus certa vez disse: Que devemos ser como crianças (Mateus 18). Com o nosso crescimento deixamos de enxergar o amor com a pureza de uma criança e confundimos e misturamos uma série de sentimentos e experiências com o verdadeiro amor.

Em Corintios 13 Paulo discorre sobre o amor com o dom supremo, analisemos o fragmento a seguir:


“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.”
1 Coríntios 13: 4-8


Conseguiram perceber alguma relação entre o amor descrito pelas crianças e o amor descrito por Paulo?  A palavra amor em sua origem tem três significados: eros, philos e ágape. Algumas descreveram o amor Eros e Philos, que são o entre o homem e a mulher e o de amizade respectivamente, mas algumas, tais como: o velhinho ajudando a velhinha, o dividir as batatinhas, o começar a amar por quem você não gosta, citaram atitudes de amor, ou seja o amor ágape, o amor incondicional que Paulo descreve.
Um exercício muito bom que podemos fazer sobre esse texto é o seguinte: Leia seu nome no lugar da palavra amor, mas leia duas ou mais vezes e perceba a profundidade desse texto. Profundo, né? Precisamos amar mais.

Agora vejamos algumas provas desse amor ágape:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
João 3: 16

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."
Romanos 5: 8

"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos."
João 15: 13

"Deus poderia ter dito palavras mágicas para que os pregos caíssem da cruz, mas ele não disse. Isso é amor."
Max 5 anos

Note que em todas essas descrições de amor houveram atitudes. Imaginem se o versículo e a realidade fossem "Deus amou o mundo de tal maneira,e ficou por isso mesmo". Com certeza não haveria esperança.

@ABU_Unipam

Um comentário:

Liviavaz disse...

Que lindo! Muito lindinhas as descrições do video e mais lindo ainda o amor de Jesus por nós!

Postar um comentário

 
;