terça-feira, 6 de setembro de 2011

Apertou pro seu lado?

Direto e reto nos vemos "apertados" em algumas situações, não é? Seja por causa de provas, no trabalho, nos relacionamentos, essas situações são constantes em nossas vidas.
Observando o texto de Lucas 8:22-26 podemos aprender algumas coisas sobre como proceder durante essas eventualidades.

"Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: "Vamos para o outro lado do lago". Eles entraram num barco e partiram.
Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo.
Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Mestre, Mestre, vamos morrer! " Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranquilo.
"Onde está a sua fé? ", perguntou ele aos seus discípulos. Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: "Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem? "
Navegaram para a região dos gerasenos que fica do outro lado do lago, frente à Galiléia."

Analiando o texto podemos ver que Jesus estava com seus discipulos de um lado do lago da Galileia e quis ir para o outro lado. Os discipulos toparam e começaram a navegar.

A primeira lição que podemos tirar desse texto é que devemos ter objetivos. Nesse caso, o objetivo era relativamente simples - atravessar o lago - mas podemos colocar outros exemplos: Nos formarmos bem na faculdade, cultivarmos amizades, buscarmos mais a Deus. Estabelecendo objetivos teremos sempre a motivação de alcançá-los, e isto nos ajudará a não desistirmos tão facilmente.

Continuando a travessia do lago Jesus dormiu e os discípulos prosseguiram em seu objetivo que era atravessar o lado, porém, durante a busca desse objetivo uma tempestade os atingiu.

Podemos fazer uma observação aqui. Mesmo eles sendo guiados e direcionados por Jesus, a tempestade os atingiu. Isso deixa claro que, durante nossa caminhada com Cristo, não estamos isentos de passar por certas tempestades.

Voltando pro texto, vemos a reação dos díscipulos, eles correram pra acordar Jesus gritando "Jesus dá um jeito aí porque senão vamos tomar um caldo nessa tempestade". Logo em seguida Jesus dá uma olhadinha pra água e pede pra ela ficar de boa, e sendo o Criador, a tempestade cessa. Jesus, como Mestre dos mestre, aplicou uma lição após tudo isso, dizendo: "Que fézinha, hein?"


A segunda lição que podemos tirar desse texto é a seguinte: Todos nós passaremos por tempestades em busca de nossos objetivos. Algumas mais fortes e duradouras, outras nem tanto. Poderemos até ter a sensação de que Deus está "dormindo" e não está olhando pra nós. Mas é como já dissemos no post sobre segurança, Ele nos protege todo o tempo. A diferença será feita a partir do ponto que nós aceitarmos a realidade tempestade confiados em Jesus e buscarmos Nele a solução para tal, com isso exercitaremos nossa fé!

Jesus é o cara. Isso é fato. Devemos confiar nele, exercitando assim nossa fé. Ele quer que caminhemos com ele dia a dia. Ele é o estilo de Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;