sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ELE é.

Em João 8 Jesus já começa arrebentando com a galera dos fariseus. Foi assim:

Jesus estáva sossegado no templo ensinando o pessoal dali quando, de repente, chegam alguns fariseus arrastando uma mulher pega no flagra, em adultério.

Imaginemos a cena e a exposição que aquela mulher sofreu! Aí os barbudinhos querendo colocar Jesus contra a Lei, bolaram uma pergunta “sem escapatória” pra ele. “ô Jesus, essa mulher aqui foi pega no flagra com outro homem, a Lei de Moisés nos manda apedrejá-la, já que o Senhor está ensinando aqui templo, diz aí, o quê que a gente faz com ela?”

Jesus continuou de boa, escrevendo com o dedo no chão, mas, como os fariseus não se calaram ele se levantou e deu a primeira do dia: “Beleza então, que comece por aquele que não tem nenhum pecado.”, dizendo isso voltou a escrever no chão.

Se estivéssemos lá certamente ouviríamos o Cri Cri Cri de um grilo após essa frase. Os fariseus saíram um a um, do mais velho pro mais novo e nada de pedrada.

Aí Jesus se levantou e perguntou pra danadinha: “Mulher, cadê o povo? Ninguém te deu nenhuma pedrada?”. Ninguém Senhor” foi a resposta da mulher. Então Jesus disse “Nem eu te condeno, porém, vá e abandone sua vida de pecados.”.

Depois disso, Jesus vira para essas pessoas que estavam no templo  e diz “EU SOU a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

Com isso começou uma discussão entre Jesus e os fariseus. Estes diziam que o testemunho de Jesus não era válido por ele falava de si mesmo, pensaram que Jesus iria se matar e blá blá blá. Enquanto isso, Jesus vai dando um show de respostas e argumentação e muitos creram nele. (vide versículos 13 a 30).

Para estes, Jesus disse: “Se vocês ficaram firmes no que eu estou falando, serão meus discípulos de verdade, e conhecerão a verdade e ela vos libertará.”. Aí o pessoal estranhou e disse: “ô Jesus, nós somos filhos de Abraão uai, nunca fomos escravos de ninguém. Como assim seremos livres?”. Mas Jesus se referia à liberdade em relação ao pecado.

Já que estava “doendo” ouvir aquilo tudo de uma sentada só, começou-se outra discussão. Agora debatiam em relação a ser ou não serem filhos de Abraão e ter Deus como Pai de verdade ou não. Chegaram até a falar que Jesus estava endemoninhado, vê se pode!

No final dessa passagem Jesus diz assim: “Asseguro, que aquele que guardar minhas palavras, nunca verá a morte.”. Com isso o povo ficou pê da vida e disseram: “Agora chega! Abraão e os profetas guardaram suas palavras e morreram! Como que você diz que se guardamos a sua palavra nunca morreremos?!? Quem você pensa que é?”.

Jesus continuou dizendo: “Abraão alegrou-se por que veria o meu dia, ele o viu e se alegrou!”. Com isso os Judeus perguntaram “Como que você diz isso, você não tem nem cinquenta anos e viu Abraão?”.

Pra fechar com chave de ouro a discussão Jesus diz que “Antes de Abraão nascer, EU SOU!”.

Depois dessas os judeus apelaram, pegaram pedras pra tacar em Jesus só que ele se escondeu e saiu do templo.

Recomendamos à  todos que leiam João 8 para entenderem melhor o texto. Podemos ver aqui que Deus não se define, antes de tudo existir Ele é Deus e pronto. Em um texto só podemos tirar inúmeras lições. Qualidades e elogios nunca conseguirão compreender a grandeza de seu caráter e de suas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;