sábado, 24 de março de 2012

Hora do Planeta


No dia 31 de março, das 20h30min às 21h30min acontecerá em todo o mundo um movimento chamado Hora do Planeta.


A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.


O 5º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAM tomou a iniciativa e trouxe essa ideia para Patos de Minas.

A terceira edição desse ato acontecerá no Galpão do Produtor Rural (ao lado da Rodoviária) a partir das 19h. 

O evento contará com as seguintes atrações:


* Aliança Bíblica Universitária (ABU) - Banda tABUs
* Grupo Virou Mania
* Projeto João e Maria - Agrocerrado
* Grupo Facces
* Parceria Forte 


Dentro do mesmo assunto, cremos que é proveitoso abordarmos o seguinte tema: "As responsabilidades sociais de um Cristão".

Quando Deus criou o mundo, Ele o fez todo perfeito. Prova disso é o capítulo 1º de Gênesis onde o autor relata os passos da criação e ao final de cada um ele escreve "E viu Deus que isso era bom".

No mesmo capítulo, já no versículo 28 está relatada a seguinte ordem: Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". Com isso podemos ver que Deus já sabia que iriamos nos tornar mais de 7 bilhões num mesmo planeta e colocou sobre nós a responsabilidade sobre a gestão dos recursos do planeta.

Mais adiante, no capítulo 2:15 temos o que podemos chamar de primeira lei ambiental, a qual diz o seguinte: O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. Deus nos confiou sua criação nos colocando na terra e ordenando que cuidássemos e cultivássemos sobre ela, ou seja, ele nos autorizou a extraírmos dela tudo que nos fosse necessário para a sobrevivência, e claro que tudo isso devia ser feito de maneira sustentável e que não agredisse o meio ambiente, para que a perfeição inicial da criação se mantesse presente.

Porém, não foi isso que aconteceu. Com o passar dos anos, todos nós sabemos o quanto o homem evoluiu em aspectos de exploração e obtenção de energias a partir do planeta, mas na contra-mão, sabemos o quanto regredimos no quesito conservação, sustenbilidade e uso consciente.

Contudo, nos últimos anos, após a terra gritar várias vezes por ajuda, começamos a nos mover em prol de uma reeducação ambiental, na qual a Hora do Planeta se enquaixa perfeitamente, com ênfase no racionamento de energia elétrica.

Não enrolar na hora do banho, fazer a barba com a torneira fechada, jogar lixo no lixo, usar canecas em vez de copos plásticos e por ai vai.... Estas pequenas medidas propostas para se controlar o aquecimento global e preservar o meio ambiente podem parecerem banais e até utópicas. Mas, não devemos nos esquecer que todas elas possuem repercussões a longo prazo, saía desse pensamento imediatista e egoísta! Vivemos num planeta emprestado por aqueles que ainda nem vieram, já pensou nisso? Com atos de amor e responsabilidade social devemos deixar o planeta habitável para os futuras gerações, e tudo isso começa aqui e agora! 

PARTICIPE!!!

"Tanto evangelização como a ação social são aspectos essenciais da missão de alguém que se diz cristão"

3 comentários:

Mariana Oliveira Lopes da Cruz disse...

Parabéns.. muito boomm.
;)

dilmene disse...

muito bom o texto, nele relata a importancia do nosso compromisso tanto espiritual quanto humano no que diz respeito a nossa vida aqui na terra.

Edleia M. Lopes Rodrigues disse...

Vitor,
Boas palavras e cheias de palavras da Verdade nos desafiando a viver o Evangelho na sua integridade, inclusive o cuidado com a natureza.
Valeu.
Jônatas

Postar um comentário

 
;