domingo, 6 de maio de 2012

Diversos, porém, unidos.


Romanos 12 nos dá uma grande lição sobre como devemos nos portar ante a nossa cultura, sobre como faremos diferença na mesma e de como vivermos unidos no corpo de Cristo.

O autor começa o texto dizendo algo muito importante. Ele nos diz para apresentarmos o CORPO! É interessante refletirmos sobre isso, porque muitas vezes a denotação que se dá ao corpo humano é de algo sujo e corrompido. Damos muito mais ênfase a entrega do CORAÇÃO. Porém, entregar o coração e manter seu corpo inerte torna sua vivência do evangelho incompleta. Por isso Paulo diz que devemos oferecer nosso corpo como SACRIFÍCIO VIVO, como um ato espiritual de adoração a Deus. Devemos expressar Cristo vivo em nosso coração através de atitudes do nosso corpo.

Outro ponto importante é o fato de influenciarmos a cultura e não sermos inativados por ela. Dado que vivemos em uma sociedade pós-moderna, onde a verdade é relativa, onde o imediatismo é regra e a moral está corrompida, é essencial buscarmos a renovação da nossa mente através dos ensinamentos de Cristo. Só por meio da ação Dele em nossas vidas seremos diferentes, mas não somente diferentes por deixar de fazer algo, mas diferentes por agirmos em prol de uma ideologia viva, que traz salvação e é capaz de impactar uma sociedade. É para isto que fomos chamados, para modificar o contexto de vida das pessoas que nos rodeiam. Devemos causar um "distúrbio" no sistema. 

Continuando no raciocínio de Paulo vemos o quanto Deus é criativo. Já somos mais de 7 bilhões de pessoas nesse mundo e não há ninguém igual a ninguém. DIVERSIDADE! Fazemos parte de um organismo vivo que é Cristo. Somos membros desse corpo. Cada um com sua função. Para compreendermos nossa função no corpo devemos primeiro nos descobrir como ser humano. QUEM É VOCÊ? Quais são suas qualidades, seus talentos e dons? A partir desse ponto você terá a oportunidade, dada por Deus, de descobrir e experimentar a vontade Dele na sua vida, pois assim, você será eficiente no que faz e deixará de perder tempo ao tentar ser alguém que não seja você. Tenha equilíbrio, reconheça suas qualidades. Saiba trabalhar em equipe e pela equipe. Não somos UNIFORMES, mas somos UNIDOS.

Renovação de mente que traz vida só vem por meio de Deus e de sua palava, por isso, terminamos esse tópico com o texto de Romanos 12.

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria. 

O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. 
Romanos 12:1-21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;