quinta-feira, 5 de abril de 2012

Feriadão! Mas, porque?


Uhull!! Chegou! Feriadão! Beats! Fim da quaresma! Vou ganhar ovo de Páscoa! Que beleeeza!

Chegamos a mais um feriadão, chamado de Semana Santa, no qual é celebrado a Páscoa.
Mas qual é o verdadeiro sentido disso tudo? Porque o Brasil e uma série de outros países param para celebrar essa data? O que será que de tão importante nos aconteceu?

Para entendermos isso tudo, teremos que voltar lá atrás, no livro de Êxodo (que significa saída), escrito por volta de 1.400 a.C, onde foi instituída e celebrada a primeira Páscoa.

O povo de Israel estava escravizado no Egito e para sua libertação Deus lançou sobre aquela terra 10 pragas! (Êx: cap 7 ao 11). Sendo que a última praga era a seguinte: Por volta de meia-noite todo o primogênito das famílias que se encontravam no Egito iria morrer, desde o filho de Faraó até o mais pobre dos escravos.

É aqui que entra a primeira Páscoa. Para que os filhos dos israelitas não fossem "confundidos", Deus ordenou que eles celebrassem a Páscoa (Êx cap 12). Nessa celabração seria morto um cordeiro e o sangue desse cordeiro deveria ser passado sobre os ombrais e nas vergas das portas das casas dos que celabravam a Páscoa. Desta maneira:


"O sangue vos servirá por sinal nas casas em que estiverdes, quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruídora, quando eu ferir a terra do Egito". (Êx 12:13). 

Tudo isso foi necessário para que o Faraó desse a liberdade ao povo de Israel. (Êx 12:31)

Para ficar ainda mais claro, o termo "páscoa" deriva da palavra hebraica "pesah", que significa passar por cima, pular além da marca ou passar sobre. Os judeus celebravam a Páscoa comemorando a saída - e a forma como saíram - do Egito. 


A partir de Jesus, a celebração da Páscoa foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Cristo é a Páscoa para os cristãos. Como nos relatam os autores Marcos e Mateus:

16Os discípulos se retiraram, entraram na cidade e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. E prepararam a Páscoa. 17Ao anoitecer, Jesus chegou com os Doze. 18Quando estavam comendo, reclinados à mesa, Jesus disse: "Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá, alguém que está comendo comigo". 19 Eles ficaram tristes e, um por um, lhe disseram: "Com certeza não sou eu!" 20 Afirmou Jesus: "É um dos Doze, alguém que come comigo do mesmo prato. 21O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido". 
Marcos 14:16-21
[...]
26Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". 27Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. 28Isto é o meu sangue da nova aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.  
 Mateus 26:26-28

Como supracitado, por volta do ano 33 d.C, Jesus e os discípulos estavam reunidos para celebrar a Páscoa. Naquela mesma noite Jesus Cristo foi traído por Judas e seu caminho até a cruz teve início. Ao morrer na cruz e ressucitar Cristo "passou por cima" da morte e pagou o preço pelos nossos pecados.


16"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.                            
 João 3:16-17


Esse é o verdadeiro sentido da Páscoa. É Muito mais do que apenas um feriado, do que apenas ovos de Páscoa sem sentido algum. Note que não estamos criticando os ovos, pois eles em si não são nada. O erro está em não lembrarmos e vivermos o real sentido da Páscoa. Afinal, o feriado vai acabar, os ovos acabam nos engordando e segunda-feira temos que trabalhar e estudar novamente, porém, a verdade que é celebrada na Páscoa é algo eterno, é uma vida eterna.

Um comentário:

Laís Oliveira disse...

Gostaria de deixar esse texto que traz uma ilustração muito interessante sobra a Páscoa. Nele pude ver como o catolicismo e as demais religiões que se dizem cristãs tem pervertido o verdadeiro sentido dessa festa que tem um profundo significado espiritual. Leia essa história, que no fundo só nos revela a mais pura verdade da ignorância espiritual.

O Coelho da Páscoa e a Paixão de Cristo

- Papai, o que é Páscoa?
- Ora, Páscoa é...... bem...... é uma festa religiosa!
- Igual Natal?
- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
- Ressurreição?
- É, ressurreição. Marta, vem cá!
- Sim?
- Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
- Mais ou menos ........ Mamãe, Jesus era um coelho?
- Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!
- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
- O Espírito Santo também é Deus?
- É sim.
- E Minas Gerais?
- Sacrilégio!!!
- É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?
- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a, professora explica tudinho!
- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
- Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.
- Coelho bota ovo?
- Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
- Era, era melhor, ou então urubu.
- Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia que ele morreu?
- Isso eu sei: na sexta-feira santa.
- Que dia e que mês?
- ??????? Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira santa e ressuscitou três dias depois, no sábado de aleluia.
- Um dia depois.
- Não, três dias.
- Então morreu na quarta-feira.
- Não, morreu na sexta-feira santa ....... ou terá sido na quarta-feira de cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
- Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
- É que hoje é sábado de aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
- O Judas traiu Jesus no sábado?
- Claro que não! Se ele morreu na sexta!!!
- Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
- É, boa pergunta.
- Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
- Cristo. Jesus Cristo.
- Só?
- Que eu saiba sim, por quê?
- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
- Coitada!
- Coitada de quem?
- Da sua professora de catecismo

Postar um comentário

 
;