sábado, 25 de fevereiro de 2012

Até onde vai a minha liberdade?

Quem nunca se perguntou: Eai, pode ou não pode? Devo ou não devo? Vou deixar de fazer só porque os outros não concordam? Se sou livre, não posso fazer o que quero? Até onde vai a minha liberdade?

Comumente ouvimos e nos fazemos essas perguntas. Ainda mais quando nos deparamos com situações onde somos colocados em prova. Situações em que a nossa consciência não nos acusa, mas algo soa errado. Situações nas quais, em nossa consciência, nós não cometeremos nenhum erro, mas muitos acabam não se agradando das nossas atitudes. Eai, como devemos nos portar diante de tais situações? Liberdade ou libertinagem?


Vejamos que, essas dúvidas não são exclusivas do século XXI. Por volta do ano 55 d.C Paulo escreveu uma carta à igreja em Corínto buscando trazer soluções para uma série de problemas que ocorriam na igreja, e um deles era exatamente este: "Os limites da liberdade cristã"

"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica. Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros. Comam de tudo o que se vende no mercado, sem fazer perguntas por causa da consciência, pois "do Senhor é a terra e tudo o que nela existe". Se algum descrente o convidar para uma refeição e você quiser ir, coma de tudo o que lhe for apresentado, sem nada perguntar por causa da consciência. Mas se alguém lhe disser: "Isto foi oferecido em sacrifício", não coma, tanto por causa da pessoa que o comentou, como da consciência, isto é, da consciência do outro e não da sua própria. Pois, por que minha liberdade deve ser julgada pela consciência dos outros? Se participo da refeição com ação de graças, por que sou condenado por algo pelo qual dou graças a Deus? Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus. Também eu procuro agradar a todos de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.  1 Coríntios 10:23-33

Note que depois ilustrar seu conselho com situações rotineiras da época, Paulo faz duas perguntas semelhantes as nossas: Pois, por que minha liberdade deve ser julgada pela consciência dos outros? Se participo da refeição com ação de graças, por que sou condenado por algo pelo qual dou graças a Deus?

Não é isso mesmo que pensamos? Porque não fazer se estou em paz comigo e com Deus? 

Para nossa felicidade, a resposta vem logo em seguida: Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus. Também eu procuro agradar a todos de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.

Com isso podemos concluir que, mais uma vez, tudo se resume no amor. Deixar alguns prazeres de lado somente para que os calouros da Caminhada não tropecem é uma demonstração do nosso amor por eles. Também devemos nos lembrar que todas as nossas atitudes devem refletir a presença de Cristo em nossos corações. Não devemos tornar nossa liberdade em libertinagem, do que adianta ter asas e não ter o céu para voar? 

Foi por isso que Cristo mesmo disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me". Lucas 9:23


6 comentários:

Juninho disse...

mandoou bem vitim !

Paulo Alves disse...

Se algum descrente o convidar para uma refeição e você quiser ir, coma de tudo o que lhe for apresentado, sem nada perguntar por causa da consciência.

Este parágrafo é preocupante pois como vc vai fazer uma refeição com alguém sem saber quem é e o que ele está lhe oferecendo, e ainda não saber e nem querer saber o que estou comendo ou bebendo. Há muita controversa.

Mary disse...

ai sim,mandou mt bem msm!

ABU Patos de Minas disse...

BOm Paulo, primeiro obrigado pelo comentário.
Segundo, ao observarmos o texto a palavra descrente não se refere a um desconhecido e sim alguem que não partilha da fé em Cristo Jesus. Em relação a "sem nada perguntar por causa da consciencia" se observamos todo o contexto Paulo não diz que devemos comer sem saber o que estamos comendo e sim nao fazer perguntas tais como se a comida foi consagrada a deuses ou não, se é pura ou impura (coisas comuns para a epoca). Pois os deuses de nada são. Sugiro que leia os caputilos 8,9 e 10 de I Corintios para uma melhor compreensao contextual do texto.

Welson disse...

Mto bom Vitim!

Paulo Alves disse...

1 Coríntios 10:18-20
10.18 Considerai o Israel segundo a carne; não é certo que aqueles que se alimentam dos sacrifícios são participantes do altar?
________________________________________
10.19 Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? (Nós Cristãos sabemos que há um só Deus e temos consciência que os outros deuses nada são)
________________________________________
10.20 Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. (10.28 - 10.29)


1 Coríntios 10:27-31
10.27 Se algum dentre os incrédulos (aquele que não crê, que não tem fé, que não tem religião, ateu, ímpio) vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, (veja 10.18) sem nada perguntardes por motivo de consciência.
________________________________________
10.28 Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu (veja 10.18) e por causa da consciência;
________________________________________
10.29 consciência, digo, não a tua propriamente, mas a do outro. (veja 10.18) Pois por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência alheia?
________________________________________
10.30 Se eu participo com ações de graças, (temos que nos lembrar sempre em qualquer refeição, lanche, cafezinho....) por que hei de ser vituperado por causa daquilo por que dou graças?
________________________________________
10.31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

Estejamos atentos
Mateus

10.16 Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.

Postar um comentário

 
;